Aparelhos de Pilates - Fit Studio Pilates

Aparelhos de Pilates

1.Cadillac

Cadillac

Quando desenvolveu este equipamento, Joseph ficou tão orgulhoso do seu invento que resolveu dar-lhe o nome de algo muito valorizado e desejado na época, e o carro Cadillac era o sonho de consumo de qualquer um.

Esse é o principal aparelho do Método e também pode ser chamado de Trapézio, devido a sua característica de possibilitar exercícios aéreos com o auxílio de uma estrutura semelhante à um trapézio de circo.

O Cadillac é um dos equipamentos de Pilates mais utilizados até hoje e que possibilita o trabalho do corpo todo de forma diversificada trazendo inúmeras opções de exercícios e atendendo a todas as populações.


2.Ladder Barrel

Ladder Barrel

O Ladder Barrel foi criado a partir da observação de um antigo barril de cerveja.

Os principais exercícios realizados nesse aparelho promovem a extensão e flexão da coluna e flexibilidade da musculatura extensora do quadril e flexora do joelho.

O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples com a intenção de reduzir o encurtamento da musculatura posterior dos membros inferiores ou para alunos em nível avançado e atletas cujos movimentos exigem maior grau de dificuldade.


3.Small Barrel e Spine Corrector

Small Barrel e Spine Corrector

O formato arredondado dos dois equipamentos é o mesmo, o que muda é a altura de cada um, possibilitando um número maior de exercícios e o aumento do grau de dificuldade.

Os equipamentos foram criados para trabalhar principalmente a flexibilidade da coluna e articulações do quadril e ombros.


4.Prancha de Molas

Prancha de Molas

A Prancha de Molas é um equipamento versátil, oferece várias opções de movimentos e exercícios. Versátil, a Prancha de Molas permite a execução de exercícios clássicos de equipamentos como o Cadillac e o Wall Unit, trabalhando grupos musculares distintos como tronco, braços e pernas. Este aparelho, criado pela professora americana Ellie Herman, tem o nome oficial de Prancha de Molas. É um equipamento prático, que ocupa pouco espaço e tem baixo custo.

Normalmente ele é chamado pelo nome oficial, mas pode ser encontrado também por Prancha de Pilates.

5. Reformer Torre

Reformer Torre

Dispensa apresentações, já que é um dos equipamentos mais usado. Além do Mat(solo), é o único em que Joseph criou uma sequência, com uma ordem definida de exercícios e número de repetições pré-definidas.

Essa ordem tem como objetivo trabalhar com “fluxo” (um dos princípios do método), além de propiciar um trabalho completo sem sobrecarga em nenhum grupo muscular.

Infelizmente, somente as escolas clássicas utilizam a sequência na mesma ordem criada por Pilates que funciona quase como uma coreografia e tem por objetivo “reformar” a postura do aluno, por isso o nome do aparelho.

Na versão original, o Reformer é composto por uma unidade móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de 4 molas com a mesma tensão. Atualmente, os modelos vendidos são compostos por 5 molas sendo 4 de mesma tensão e uma mola um pouco menos resistente.


6. High Chair ou Eletric Chair

High Chair ou Eletric Chair

Foi criada a partir de uma cadeira de rodas, na qual foi colocado um pedal móvel, resistido por duas molas.

A ideia para sua criação seria possibilitar movimento e atividade física até mesmo quando se está sentado, seja durante as refeições ou durante a leitura de um livro. No início, havia também duas molas na parte superior para exercitar os braços (deu origem a Arm Chair). Joseph dizia que a High Chair era o“Reformer na Vertical”.

Atualmente, poucos exemplares são vistos em estúdios de Pilates, a High Chair seria uma versão facilitadora dos movimentos em relação à Wunda Chair. Normalmente encontramos essas cadeiras em estúdios da linha clássica.

7. Wunda Chair

Wunda Chair

Para possibilitar novos movimentos, Joseph primeiro tirou o encosto das costas da High Chair, mas manteve as duas molas no pedal.

Depois ele pensou em torná-la mais desafiadora tirando também as alças, deixando a cadeira sem nenhum apoio para as mãos ou tronco.

A Wunda Chair é a versão mais difícil para a execução do repertório de exercícios da cadeira propostos pela Pilates, além disso é possível combiná-la com os demais aparelhos para criar exercícios inovadores e ainda mais desafiadores.


8. Arm Chair ou Baby Chair

Wunda Chair

Joseph tirou as molas de braço da High Chair e as colocou numa cadeira menor, para trabalhar com ênfase nos membros superiores.

O apoio nas costas ajuda a manter a estabilidade da cintura escapular durante o movimento.

A mobilidade do encosto da cadeira propicia o aumento, ou não, do grau de dificuldade dos exercícios.

9. Wall Unit

Wall Unit

É a versão compacta do Cadillac, adaptado para ambientes menores e mais baixos. Como o próprio nome diz, esse aparelho é uma unidade de parade e deve ser fixado a ela.

Quase todos os exercícios do Cadillac podem ser feitos nesse aparelho, com exceção dos exercícios em que utilizamos as hastes superiores da estrutura, como por exemplo o Hanging Pull up, Candle, etc.

O Wall Unit é muito usado para aulas em pequenos grupos possibilitando realizar uma aula dinâmica e com repertório, como o Reformer.


10.Ped o Pull ou Pedipole

Ped o Pull ou Pedipole

Uma haste em formato de “T”, os exercícios são feitos sempre na posição em pé.

Por isso é muito utilizado para finalizar a aula. Também é um aparelho pouco encontrado e de difícil aquisição.

“É um equipamento instável propositalmente, que exige, na maioria dos exercícios, que o próprio praticante tenha de estabilizá-lo, utilizando seu centro de força.”